domingo, 16 de junho de 2013

Célia Trentin Barbosa - Situação de aprendizagem- Texto "Avestruz"(Mário Prata)

Situação de aprendizagem  - Texto Avestruz (Mário Prata)

Ano: 6º

Tempo de duração: 8 aulas

Habilidades/Competências: ativação dos conhecimentos de mundo, antecipação de conteúdos, localizar e comparar informações, inferências locais, relações de intertextualidade, recuperar o contexto de produção do texto, generalização e conclusão sobre o texto.

Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz e comparação de informações com o vídeo.
Recursos: imagens, texto, vídeo.

Avaliação: acompanhamento de todos os passos realizados, interação com o grupo e participação.

Passo 1: Sensibilização para o gênero e para a leitura de uma crônica

- O professor registra na lousa a rotina do dia;
- Preparação do ambiente/sala de aula:imagens de avestruz reproduzidas em PowerPoint;
- Será feito um levantamento do que os alunos já conhecem sobre o gênero, levantando os conhecimentos prévios:
  • O que é crônica?
  • Quais as suas características?
- Em seguida, comenta sobre o texto que será estudado e levanta com os alunos hipóteses sobre o título:
  • Vocês já viram um avestruz?
  • Por que será que o título é avestruz?
  • Vocês gostariam de ter um avestruz em casa?
  • É comum ter um avestruz como animal de estimação?
O professor inicia a leitura compartilhada.

  • É comum pedir um avestruz de presente?
  • O que significa "entregavam em domicílio"?
  • Qual é o nome científico do avestruz?
  • Vocês sabem o que é TPM?
  • É possível criar um avestruz dentro de apartamento?
  • Vocês já ouviram a expressão "ter estômago de avestruz"?
  • O que isso significa?
  • E a expressão "gigolô de avestruz"?
  • A crônica é uma narrativa que aborda fatos do cotidiano.Quais são os fatos cotidianos apresentados no texto lido?
  • Qual o tipo de linguagem apresentada?

Passo 2: Ampliando a compreensão da Crônica

-Em grupos, os alunos devem analisar o texto e identificar os itens abaixo:
  • Foco narrativo:
  • Tempo:
  • Espaço:
  • Personagens:
  • Desfecho:
-O professor poderá utilizar papel pardo/cartolina e fixar na sala a tabela com os itens identificados pelos alunos sobre a crônica lida. Isso ajudará na produção textual.

-Depois, os alunos devem elaborar uma  ficha técnica do avestruz com informações retiradas do texto:

  • Peso:
  • Altura:
  • Nome científico:
  • Quanto tempo vivem:
  • Reprodução:
  • Crias:
- O professor também apresentará um vídeo que fale sobre o avestruz, para que os alunos possam comparar as informações. ( No YOUTUBE são encontrados diferentes vídeos que mostram a criação de avestruz em fazendas)

Passo 3: Reconto Oral

Ainda em grupos, os alunos devem recontar oralmente o texto. Enquanto os alunos recontam, o professor registra na lousa a sequência dos fatos.

Passo 4: Fazendo a reescrita da crônica

Depois de realizado o resgate da história e verificar que a sequência dos principais elementos narrados foi garantida, é o momento de propor aos alunos que pratiquem a reescrita em duplas.
Passo 5: Revisão coletiva
O professor escolhe uma produção da classe, a qual não contemplou todas as características do gênero. Nesse momento, além das características do gênero, é muito importante garantir os elementos de coesão e coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário