Situação de aprendizagem - Texto Avestruz (Mário Prata)
Ano: 6º
Tempo de duração: 8 aulas
Habilidades/Competências: ativação dos conhecimentos de mundo, antecipação de conteúdos, localizar e comparar informações, inferências locais, relações de intertextualidade, recuperar o contexto de produção do texto, generalização e conclusão sobre o texto.
Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz e comparação de informações com o vídeo.
Recursos: imagens, texto, vídeo.
Avaliação: acompanhamento de todos os passos realizados, interação com o grupo e participação.
Passo 1: Sensibilização para o gênero e para a leitura de uma crônica
- O professor registra na lousa a rotina do dia;
- Preparação do ambiente/sala de aula:imagens de avestruz reproduzidas em PowerPoint;
- Será feito um levantamento do que os alunos já conhecem sobre o gênero, levantando os conhecimentos prévios:
- O que é crônica?
- Quais as suas características?
- Em seguida, comenta sobre o texto que será estudado e levanta com os alunos hipóteses sobre o título:
- Vocês já viram um avestruz?
- Por que será que o título é avestruz?
- Vocês gostariam de ter um avestruz em casa?
- É comum ter um avestruz como animal de estimação?
O professor inicia a leitura compartilhada.
- É comum pedir um avestruz de presente?
- O que significa "entregavam em domicílio"?
- Qual é o nome científico do avestruz?
- Vocês sabem o que é TPM?
- É possível criar um avestruz dentro de apartamento?
- Vocês já ouviram a expressão "ter estômago de avestruz"?
- O que isso significa?
- E a expressão "gigolô de avestruz"?
- A crônica é uma narrativa que aborda fatos do cotidiano.Quais são os fatos cotidianos apresentados no texto lido?
- Qual o tipo de linguagem apresentada?
Passo 2: Ampliando a compreensão da Crônica
-Em grupos, os alunos devem analisar o texto e identificar os itens abaixo:
- Foco narrativo:
- Tempo:
- Espaço:
- Personagens:
- Desfecho:
-O professor poderá utilizar papel pardo/cartolina e fixar na sala a tabela com os itens identificados pelos alunos sobre a crônica lida. Isso ajudará na produção textual.
-Depois, os alunos devem elaborar uma ficha técnica do avestruz com informações retiradas do texto:
- Peso:
- Altura:
- Nome científico:
- Quanto tempo vivem:
- Reprodução:
- Crias:
- O professor também apresentará um vídeo que fale sobre o avestruz, para que os alunos possam comparar as informações. ( No YOUTUBE são encontrados diferentes vídeos que mostram a criação de avestruz em fazendas)
Passo 3: Reconto Oral
Ainda em grupos, os alunos devem recontar oralmente o texto. Enquanto os alunos recontam, o professor registra na lousa a sequência dos fatos.
Passo 4: Fazendo a reescrita da crônica
Depois de realizado o resgate da história e verificar que a sequência dos principais elementos narrados foi garantida, é o momento de propor aos alunos que pratiquem a reescrita em duplas.
Passo 5: Revisão coletiva
O professor escolhe uma produção da classe, a qual não contemplou todas as características do gênero. Nesse momento, além das características do gênero, é muito importante garantir os elementos de coesão e coerência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário