AVESTRUZ (Mário Prata)
· Ano: 6º
· Ano: 6º
·
Tempo de duração: 6 aulas
·
Habilidades/Competências: ativação dos conhecimentos de mundo,
antecipação de conteúdos, localizar e comparar informações, inferências locais,
relações de intertextualidade, recuperar o contexto de produção do texto, generalização
e conclusão sobre o texto.
·
Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz e
comparação de informações textuais.
·
Recursos: imagens, texto.
·
Avaliação: acompanhamento de todas os passos realizados, interação com o grupo e
participação.
·
AVESTRUZ
( A imagem da ave deve ser exposta à sala)
MÁRIO PRATA
·
CARACTERÍSTICAS
DA AVE
·
Peso:
Entre 100 e 160 kg ;
·
Altura:
aproximadamente 3 metros, 2,7m para ser mais exato;
·
Expectativa
de vida dessa ave: pode chegar aos 70 anos;
·
Nome
científico: Struthio Camelus Australis.
·
É
uma ave, mas não voa – Originária da Austrália.
·
Velocidade:
atinge a velocidade de 80 km/h.
INTERDISCIPLINARIDADE:
tópicos relacionados a área de ciências
·
Alimentação: Alimenta-se de folhas , de arbustos e de
invertebrados e pequenos vertebrados que consiga capturar. É conhecida por
ingerir tudo que encontra, daí o dito popular: “ estômago de avestruz”.
·
TPM:
Tensão pré-menstrual:desconforto feminino que antecede a menstruação (
eliminação periódica do endométrio uterino pela vagina). •Menopausa:
Encerramento dos ciclos menstruais.
·
Reprodução:
Avestruzes são ovíparos; o ovo pode pesar 1,4 kg
Reconto
oral
·
O
filho de uma amiga cismou em pedir uma avestruz como presente pelos seus dez
anos;
·
Culpado,
a personagem, sai em busca de informações
sobre a venda da ave, já que o garoto se interessou pelo bicho quando o fez uma
visita em Florianópolis;
·
A
personagem faz uma apresentação detalhada das características de uma avestruz
dando sua opinião que a criação divina ,da ave, se deu por uma sucessão de
“erros”.
·
A
personagem parece convencer o garoto a desistir da aquisição da ave pelo fato
dela devorar tudo que encontra pela frente, inclusive, ferro e madeira –
objetos e brinquedos também seriam alvo da avestruz em sua alimentação;
·
O
texto termina com a personagem aconselhando a mãe do garoto a levá-lo ao
psicólogo pelo fato do menino aceitar como troca pela avestruz – cinco gaivotas
e um urubu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário