segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem -Daiane

AVESTRUZ (Mário Prata)

·         Ano: 6º
·         Tempo de duração: 6 aulas
·         Habilidades/Competências: ativação dos conhecimentos de mundo, antecipação de conteúdos, localizar e comparar informações, inferências locais, relações de intertextualidade, recuperar o contexto de produção do texto, generalização e conclusão sobre o texto.
·         Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz e comparação de informações textuais.
·         Recursos: imagens, texto.
·         Avaliação: acompanhamento de todas os passos realizados, interação com o grupo e participação.

·         AVESTRUZ ( A imagem da ave deve ser exposta à sala)
MÁRIO PRATA


·         CARACTERÍSTICAS DA AVE
·         Peso: Entre 100 e 160 kg ;
·         Altura: aproximadamente 3 metros, 2,7m para ser mais exato;
·         Expectativa de vida dessa ave: pode chegar aos 70 anos;
·         Nome científico: Struthio Camelus Australis.
·         É uma ave, mas não voa – Originária da Austrália.
·         Velocidade: atinge a velocidade de 80 km/h.

   INTERDISCIPLINARIDADE: tópicos relacionados a área de ciências

·         Alimentação:  Alimenta-se de folhas , de arbustos e de invertebrados e pequenos vertebrados que consiga capturar. É conhecida por ingerir tudo que encontra, daí o dito popular: “ estômago de avestruz”.
·         TPM: Tensão pré-menstrual:desconforto feminino que antecede a menstruação ( eliminação periódica do endométrio uterino pela vagina). •Menopausa: Encerramento dos ciclos menstruais.
·         Reprodução: Avestruzes são ovíparos; o ovo pode pesar 1,4 kg

   Reconto oral

·         O filho de uma amiga cismou em pedir uma avestruz como presente pelos seus dez anos;
·         Culpado, a personagem,  sai em busca de informações sobre a venda da ave, já que o garoto se interessou pelo bicho quando o fez uma visita em Florianópolis;
·         A personagem faz uma apresentação detalhada das características de uma avestruz dando sua opinião que a criação divina ,da ave, se deu por uma sucessão de “erros”.
·         A personagem parece convencer o garoto a desistir da aquisição da ave pelo fato dela devorar tudo que encontra pela frente, inclusive, ferro e madeira – objetos e brinquedos também seriam alvo da avestruz em sua alimentação;

·         O texto termina com a personagem aconselhando a mãe do garoto a levá-lo ao psicólogo pelo fato do menino aceitar como troca pela avestruz – cinco gaivotas e um urubu.

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