sexta-feira, 14 de junho de 2013

Daniel Olivatto-Situação de aprendizagem com o texto "Avestruz" de Mário Prata.


Tempo previsto: 6 a 8 aulas.

Conteúdos e temas: Traços característicos de crônica narrativa; leitura oral de narrativas com enfoque nas crônicas;

Competências e habilidades: distinguir tipologia narrativa de gêneros narrativos, identificando crônicas narrativas entre outros gêneros narrativos; ouvir textos narrativos.

Recursos: Texto "Avestruz" ; INTERNET; mapa do Brasil.

Estratégias aplicadas com base naquelas sugeridas pelo Caderno do Professor, vol 2 do 6° ano.

1-)Sondagem inicial: levantar algumas questões reflexivas para que os alunos respondam oralmente:

- Quem aqui tem algum animal de estimação?

- O que você da para seu animal de estimação comer?

- E quem tem ou conhece alguém que tenha algum animal de estimação "diferente"?

- Esse animal diferente come o quê?

- Como você ou a pessoa obteve esse animal?

- E se você pudesse ter um animal diferente ( selvagem ), que animal você teria?

A ideia com essas perguntas é criar uma espécie de debate entre os alunos e levá-los a uma reflexão. Além disso, através dessas perguntas, o aluno criará uma expectativa de o porquê de tal assunto na aula.

Dependendo da classe e do rendimento, essa introdução pode levar aproximadamente 30 minutos, considerando que em uma classe de 6° ano, a maioria dos alunos tendem a participar.

2-) Apresentação do foco pretendido:

Após realizar o procedimento de sondagem inicial, a ideia é apresentar o avestruz também com algumas indagações:

- Quem já foi ao zoológico ?

- Quais animais você mais gostou de ver?

- Quais aves você viu?

- Se ninguém disser avestruz, o professor pode mencioná-lo: E quem já viu um avestruz?

- O que vocês já ouviram falar sobre o avestruz? ( alimentação; habitação )

Aí, o ideal é o professor mostrar ou uma foto, ou um vídeo, ou um slide com a imagem do avestruz. Se houver sala de informática, o professor pode levar seus alunos para pesquisar sobre o avestruz na INTERNET. Caso não tenha sala de informática, o professor pode passar como pesquisa e lição de casa.

Após essa etapa, o professor pode passar para a seguinte etapa, e fazer a seguinte pergunta:

- E se você pudesse, você teria um avestruz? Por quê?

Observe que a última pergunta pode ocasionar em "um pequeno texto argumentativo", uma vez que a pergunta "Por quê" no final, pode fazer com que o aluno defenda um ponto de vista de o porquê ter ou não um avestruz. Em uma classe participativa e com um rendimento satisfatório, o professor poderia desenvolver uma escrita antes mesmo da leitura do texto principal.

O professor poderia escolher as duas melhores argumentações; uma que defenda o porquê ter um avestruz, e outro que defenda o ponto de vista contrário.

Essa etapa, se o professor for pedir uma redação, poderá levar até 3 aulas para que os alunos produzam o texto e o revisem.

3-) Apresentação do texto:

Tema:

Na apresentação do tema pode-se criar uma expectativa por parte dos alunos, indagando:

-Sobre o que você acha que se trata o texto?

Leitura compartilhada:

Nessa etapa o professor pode iniciar a leitura e fazer as devidas intervenções durante o texto, as quais podem ser as seguintes:

1-) “Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo.”

-Alguém aqui ( caso se trate do interior ) tem algum parente ou já foi a São Paulo? Como foi? Vocês gostaram ?

2-) “Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa...”

- Quando falamos em Floripa, de que cidade estamos falando? Em que estado fica? O professor pode até mostrar a localização em um mapa. Pode ainda levantar questionamentos como: Qual a distância entre São Paulo e Floripa? De carro, qual o tempo que demora a viagem?

3-) Terceiro parágrafo:

“A avestruz foi um erro da natureza...” Vocês concordam com essa frase? Ou vocês acham que “Deus devia estar muito cansado e cometeu erros”? Só se deve tomar cuidado nesse momento para não entrar em questões religiosas. A questão do evolucionismo e criação pode ser bem trabalhada com esse texto, uma vez que em outros trechos do texto, também temos alusões à Bíblia: “Mas eu estava falando da sua criação por Deus.” “...Adão, dando os nomes a tudo que via pela frente,...”

“..entre 100 e 160 quilos...”; “e a altura pode chegar a quase três metros”. Qual é o tamanho correspondente, pode-se comparar os dados do avestruz com os dados de uma galinha, por exemplo, para que os alunos tenham noção de tamanho e proporção.

4-) “entrando depois na menopausa, não têm, portanto, TPM.”

-O que é menopausa, TPM?

5-) “Foi quando descobri que elas comem o que encontram pela frente, “...pedaços de ferro...” “joguinhos...” “máquina digital...”

-Nesse trecho, concluímos que o avestruz daria lucro ou prejuízo?

Caso os alunos tenham feito a produção sugerida acima no item 2, nesse momento deve ser feita a intervenção e a comparação, se algum aluno pensou nos mesmos problemas que o autor pensou em se ter um avestruz.

 

4-) Explorando o gênero textual:

Após a leitura compartilhada, podemos fazer alguns questionamentos para que os alunos explorem o gênero:

- Que tipo de texto é esse?

- Quantos personagens aparecem no texto? Há descrição dos personagens?

- Onde se passa a história?

- Quem conta a história?

- A história do texto se passa em nossos dias, ou retrata uma outra época? Quais trechos do texto comprovam sua resposta?

Essas questões são fundamentais para a etapa seguinte.

 

5-) Reescrita coletiva:

O professor começa a fazer a reescrita na lousa com a participação de todos os alunos.

- Quem pode me dizer como a história se inicia?

- E depois, o que acontece? Que cidade ele cita mesmo?

A ideia é fazer com que os alunos desenvolvam a oralidade e sejam estimulados a participar das aulas. Nessa etapa o professor pode ressaltar alguns itens: paragrafação, pontuação, o uso de vírgulas, letras maiúsculas no início das frases e nomes próprios, ortografia de algumas palavras consideradas “difíceis”; enfim, todas as considerações relevantes podem ser trabalhadas nessa etapa.

 

6-) Reescrita individual:

Por fim, depois de todos os processos apresentados, os alunos deverão fazer a reescrita do texto sozinhos.

Após a 1ª reescrita, o professor deverá fazer as correções e devolver os textos para que enfim os alunos escrevam o texto definitivo.

Em relação à avaliação, ela pode ser

 

7-) Sugestões Extras:

 

1-) O professor pode pedir para que os alunos escrevam um final alternativo, como por exemplo: Suponha que o menino tenha conseguido obter o avestruz, como poderia ser o final da história?

 

2-) Livro ilustrado: em grupo os alunos fazem a recontagem do texto como se fosse um livro infantil ilustrado.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário