Tempo previsto: 6 a 8
aulas.
Conteúdos
e temas: Traços característicos de crônica narrativa; leitura oral de
narrativas com enfoque nas crônicas;
Competências
e habilidades: distinguir tipologia narrativa de gêneros narrativos,
identificando crônicas narrativas entre outros gêneros narrativos; ouvir textos
narrativos.
Recursos:
Texto "Avestruz" ; INTERNET; mapa do Brasil.
Estratégias
aplicadas com base naquelas sugeridas pelo Caderno do Professor, vol 2 do 6°
ano.
1-)Sondagem
inicial: levantar algumas questões reflexivas para que os alunos respondam
oralmente:
-
Quem aqui tem algum animal de estimação?
-
O que você da para seu animal de estimação comer?
-
E quem tem ou conhece alguém que tenha algum animal de estimação
"diferente"?
-
Esse animal diferente come o quê?
-
Como você ou a pessoa obteve esse animal?
-
E se você pudesse ter um animal diferente ( selvagem ), que animal você teria?
A
ideia com essas perguntas é criar uma espécie de debate entre os alunos e
levá-los a uma reflexão. Além disso, através dessas perguntas, o aluno criará
uma expectativa de o porquê de tal assunto na aula.
Dependendo
da classe e do rendimento, essa introdução pode levar aproximadamente 30
minutos, considerando que em uma classe de 6° ano, a maioria dos alunos tendem
a participar.
2-)
Apresentação do foco pretendido:
Após
realizar o procedimento de sondagem inicial, a ideia é apresentar o avestruz
também com algumas indagações:
-
Quem já foi ao zoológico ?
-
Quais animais você mais gostou de ver?
-
Quais aves você viu?
-
Se ninguém disser avestruz, o professor pode mencioná-lo: E quem já viu um
avestruz?
-
O que vocês já ouviram falar sobre o avestruz? ( alimentação; habitação )
Aí,
o ideal é o professor mostrar ou uma foto, ou um vídeo, ou um slide com a
imagem do avestruz. Se houver sala de informática, o professor pode levar seus
alunos para pesquisar sobre o avestruz na INTERNET. Caso não tenha sala de
informática, o professor pode passar como pesquisa e lição de casa.
Após
essa etapa, o professor pode passar para a seguinte etapa, e fazer a seguinte
pergunta:
-
E se você pudesse, você teria um avestruz? Por quê?
Observe
que a última pergunta pode ocasionar em "um pequeno texto
argumentativo", uma vez que a pergunta "Por quê" no final, pode
fazer com que o aluno defenda um ponto de vista de o porquê ter ou não um
avestruz. Em uma classe participativa e com um rendimento satisfatório, o
professor poderia desenvolver uma escrita antes mesmo da leitura do texto
principal.
O
professor poderia escolher as duas melhores argumentações; uma que defenda o
porquê ter um avestruz, e outro que defenda o ponto de vista contrário.
Essa
etapa, se o professor for pedir uma redação, poderá levar até 3 aulas para que
os alunos produzam o texto e o revisem.
3-)
Apresentação do texto:
Tema:
Na apresentação do tema pode-se criar uma
expectativa por parte dos alunos, indagando:
-Sobre o que você acha que se trata o texto?
Leitura compartilhada:
Nessa etapa o professor pode iniciar a leitura e fazer
as devidas intervenções durante o texto, as quais podem ser as seguintes:
1-) “Moram em um apartamento em Higienópolis, São
Paulo.”
-Alguém aqui ( caso se trate do interior ) tem
algum parente ou já foi a São Paulo? Como foi? Vocês gostaram ?
2-) “Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em
Floripa...”
- Quando falamos em Floripa, de que cidade estamos
falando? Em que estado fica? O professor pode até mostrar a localização em um
mapa. Pode ainda levantar questionamentos como: Qual a distância entre São
Paulo e Floripa? De carro, qual o tempo que demora a viagem?
3-) Terceiro parágrafo:
“A avestruz foi um erro da natureza...” Vocês
concordam com essa frase? Ou vocês acham que “Deus devia estar muito cansado e
cometeu erros”? Só se deve tomar cuidado nesse momento para não entrar em
questões religiosas. A questão do evolucionismo e criação pode ser bem
trabalhada com esse texto, uma vez que em outros trechos do texto, também temos
alusões à Bíblia: “Mas eu estava falando da sua criação por Deus.” “...Adão,
dando os nomes a tudo que via pela frente,...”
“..entre 100 e 160 quilos...”; “e a altura pode
chegar a quase três metros”. Qual é o tamanho correspondente, pode-se comparar
os dados do avestruz com os dados de uma galinha, por exemplo, para que os
alunos tenham noção de tamanho e proporção.
4-) “entrando depois na menopausa, não têm,
portanto, TPM.”
-O que é menopausa, TPM?
5-) “Foi quando descobri que elas comem o que
encontram pela frente, “...pedaços de ferro...” “joguinhos...” “máquina
digital...”
-Nesse trecho, concluímos que o avestruz daria
lucro ou prejuízo?
Caso os alunos tenham feito a produção sugerida
acima no item 2, nesse momento deve ser feita a intervenção e a comparação, se
algum aluno pensou nos mesmos problemas que o autor pensou em se ter um
avestruz.
4-)
Explorando o gênero textual:
Após a
leitura compartilhada, podemos fazer alguns questionamentos para que os alunos
explorem o gênero:
- Que tipo de texto é esse?
-
Quantos personagens aparecem no texto? Há descrição dos personagens?
- Onde
se passa a história?
- Quem
conta a história?
- A
história do texto se passa em nossos dias, ou retrata uma outra época? Quais
trechos do texto comprovam sua resposta?
Essas
questões são fundamentais para a etapa seguinte.
5-) Reescrita coletiva:
O
professor começa a fazer a reescrita na lousa com a participação de todos os
alunos.
- Quem
pode me dizer como a história se inicia?
- E
depois, o que acontece? Que cidade ele cita mesmo?
A
ideia é fazer com que os alunos desenvolvam a oralidade e sejam estimulados a
participar das aulas. Nessa etapa o professor pode ressaltar alguns itens:
paragrafação, pontuação, o uso de vírgulas, letras maiúsculas no início das
frases e nomes próprios, ortografia de algumas palavras consideradas “difíceis”;
enfim, todas as considerações relevantes podem ser trabalhadas nessa etapa.
6-) Reescrita individual:
Por
fim, depois de todos os processos apresentados, os alunos deverão fazer a
reescrita do texto sozinhos.
Após a
1ª reescrita, o professor deverá fazer as correções e devolver os textos para
que enfim os alunos escrevam o texto definitivo.
Em
relação à avaliação, ela pode ser
7-) Sugestões Extras:
1-) O
professor pode pedir para que os alunos escrevam um final alternativo, como por
exemplo: Suponha que o menino tenha conseguido obter o avestruz, como poderia
ser o final da história?
2-)
Livro ilustrado: em grupo os alunos fazem a recontagem do texto como se fosse
um livro infantil ilustrado.
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